Alma Allen
Not Yet Titled, 2023
bronze
80 x 81 x 9 cm
31 1/2 x 31 7/8 x 3 1/2 in
31 1/2 x 31 7/8 x 3 1/2 in
Abrangendo uma extensa gama de materiais, incluindo bronze, madeira de parota, vários tipos de mármore, obsidianas e estalagmites, o trabalho de Allen possui, além de uma estética original, uma energia...
Abrangendo uma extensa gama de materiais, incluindo bronze, madeira de parota, vários tipos de mármore, obsidianas e estalagmites, o trabalho de Allen possui, além de uma estética original, uma energia singular e única. Desde finas e sinuosas formas em bronze até magmáticas e lisas ondas de mármore, as peças biomórficas de Allen parecem emergir sem esforço do material
Em grande medida um artista autodidata, o trabalho de Allen exala uma espontaneidade e uma energia que parecem ter pouca conexão com os movimentos da sua época. De fato, os seus trabalhos têm mais em comum – em termos formais, talvez também espirituais – com as vastas expansões de território e as formações monolíticas naturais que pontuaram a sua vida até agora: a paisagem de Utah, onde o artista cresceu; Joshua Tree, na Califórnia, onde viveu por vários anos; e Tepoztlán, no México, onde fica o seu ateliê atual, há cerca de 80 quilômetros da Cidade do México. Pedras, galhos e entidades biomórficas não especificadas, que sugerem uma espécie de energia pré-histórica, dominam as suas exposições, com seus tamanhos e suas massas subvertidos pela aparente leveza e presença descomplicada.
Suas exposições individuais mais recentes incluem Mendes Wood DM & Van Buuren Museum & Gardens, Bruxelas (2021); Galeria Kasmin, Nova York (2020); Blum & Poe, Los Angeles (2019); Galeria Shane Campbell, Chicago (2016); Heath Ceramics, Los Angeles (2009); Hoodoos by Alma Allen, Play Mountain, Tóquio (2009).
Em grande medida um artista autodidata, o trabalho de Allen exala uma espontaneidade e uma energia que parecem ter pouca conexão com os movimentos da sua época. De fato, os seus trabalhos têm mais em comum – em termos formais, talvez também espirituais – com as vastas expansões de território e as formações monolíticas naturais que pontuaram a sua vida até agora: a paisagem de Utah, onde o artista cresceu; Joshua Tree, na Califórnia, onde viveu por vários anos; e Tepoztlán, no México, onde fica o seu ateliê atual, há cerca de 80 quilômetros da Cidade do México. Pedras, galhos e entidades biomórficas não especificadas, que sugerem uma espécie de energia pré-histórica, dominam as suas exposições, com seus tamanhos e suas massas subvertidos pela aparente leveza e presença descomplicada.
Suas exposições individuais mais recentes incluem Mendes Wood DM & Van Buuren Museum & Gardens, Bruxelas (2021); Galeria Kasmin, Nova York (2020); Blum & Poe, Los Angeles (2019); Galeria Shane Campbell, Chicago (2016); Heath Ceramics, Los Angeles (2009); Hoodoos by Alma Allen, Play Mountain, Tóquio (2009).