Apresentação

Estou interessada em imagens que são completamente legíveis em termos de forma (ou seja, você pode reconhecer o que é), mas que ao mesmo tempo estão corrompidas em termos de “significado”. Acredito que essa seja a condição da própria existência, e que a linguagem surge apenas da capacidade de perceber o significado em termos de diferença, não de unidade. – Sofia Borges

Sofia Borges é uma artista conceitual que há quinze anos usa da fotografia para estudar noções filosóficas sobre a relação entre matéria, imagem e significado. Considerada uma das artistas contemporâneas brasileiras de maior relevância de sua geração, Borges desenvolve nos sete anos iniciais de sua pesquisa um corpo de trabalho tão massivo quanto contundente no campo da fotografia e na expansão filosófica a respeito do que é uma imagem. Em decorrência, nos últimos cinco anos começa a desenvolver instalações e práticas intrincadas que exercitam a ideia de obra de arte total com complexas obras curatoriais e performances, e mais recentemente integrando a assemblagem e a pintura à sua pesquisa acerca da imagem. Em 2016, lança O Pântano, premiado livro-obra que celebra a primeira fase filosófica de seu trabalho. Em 2018, torna-se uma das curadoras da Bienal de São Paulo, para a qual desenvolve em um andar inteiro do Pavilhão uma complexa curadoria em formato de tragédia. Em 2021, como um segundo ato de seu livro-obra, escreve e dirige seu primeiro filme O Fóssil, O Olho e O Fogo, no qual investiga a relação entre biografia, pensamento e obra dentro de seu ateliê.

Por sete anos divide sua base entre São Paulo e Paris, fase em que se dedica às pesquisas em cavernas pré-históricas bem como toda sorte de museus de arte e centros de pesquisa de paleontologia e arqueologia. Após esse período primordial entre Europa Central e Brasil fotografando dentro de cavernas, museus e centros de pesquisa de história natural, Borges passa a viver temporadas na Grécia pesquisando sobre alquimia, mitologia e teatro. Nesta segunda etapa de sua trajetória, a artista aprofunda sua pesquisa sobre a relação entre cultura e significado e seus estados de representação em si, tais como a estrutura das religiões, dos mitos e do teatro. Pesquisas que desdobraram o diálogo intenso entre o mito e a matéria, o material e o metafísico.

Em 2022, após ser premiada pela instituição americana Jerusalem International Fellows, a artista vive três meses em Jerusalém, onde desenvolve uma pesquisa sobre o trágico e o sublime e as práticas de representação do espaço sagrado, bem como atua com a juventude palestina em colaboração com a instituição judaica. No fim deste mesmo ano, a artista se muda para NY.

É representada pelas galerias Kandlhofer em Viena e Mendes Wood DM em São Paulo, Nova York e Bruxelas. Suas obras integram coleções internacionais como The Museum of Modern Art (MoMA) e Foam FotografieMuseum e as principais coleções institucionais brasileiras tais como MASP, Pinacoteca de São Paulo, IMS, MAM SP, Prêmio Pipa, entre outras.

Desde o início de sua trajetória, Borges vem recebendo inúmeros prêmios e reconhecimentos internacionais e brasileiros e atuando em instituições e galerias ao redor do mundo, tais como seu recente duo-show com Edgar Degas no MASP e instalações no Museu MAR, Instituto Moreira Salles, Nottingham Contemporary, além de shows consequentes ao prêmio Foam Talent em Berlim e Amsterdam. Suas obras estiveram em diversos países como Bélgica (Mendes Wood DM, 2021); Áustria (Kandlhofer Galerie, 2016/2020); Coreia do Sul (Daegu Arts Center, 2018); Grécia (Float Gallery, 2017); Holanda (Foam Fotografiemuseum, 2016), UK (Photo London, 2016, Nottingham Contemporary, 2022), França (White Project Galerie, 2015/2014; Paris, entre outros), USA (MOMA, 2018 e Steve Turner Gallery, 2014), China (Xangai, Galeria Intelligentsia, 2014), México (Galeria OMR, 2013), Portugal (Museu Berardo, 2013), Espanha (Galeria The Goma, 2013). Foi curadora em 2018 da 33rd São Paulo Biennial com a peça trágica-curatorial The Infinite history of things or the end of the tragedy of One.

Obras Selecionadas
Vídeos
  • Sofia Borges

    Inside the Studio Agosto 11, 2023
    Assista
Exposições
Publicações
Solicitar

Inscreva-se na nossa newsletter para receber as últimas atualizações sobre Sofia Borges e a galeria

Campos Requeridos

We will process the personal data you have supplied to communicate with you in accordance with our Política de Privacidade. Você pode cancelar a assinatura ou alterar suas preferências a qualquer momento, clicando no link em nossos e-mails.